No próximo dia 4 de setembro às 19 horas será projetado «Ao fim, o mar», o primeiro filme latino-americano com versão para pessoas com incapacidade visual. A entrada será livre e gratuita, o filme será exibido no Teatro Municipal, localizado em Vrown e San Martín, no centro de Morón.

«Ao fim, o mar», é uma produção argentina-cubana dirigida por Jorge Dyszel e se trata de uma proposta cinematográfica inédita, pensada especialmente para pessoas com incapacidade visual. O filme é projetado com suas imagens, e com um narrador que descreve, entre os diálogos, as seqüências visuais. Assim, as pessoas com incapacidade visual constroem o filme. A atividade é organizada pelas Direções de Necessidades Especiais e Arte e Cultura do Município de Morón.

Já o público vidente se cobre os olhos com tapa-olhos, que são distribuídos ao ingressar no auditório. Desta maneira, o diretor convida a se colocarem no lugar do outro, tomando consciência e fortalecendo o conceito de solidariedade. Ademais, esta experiência permite aos espectadores o vôo da sua imaginação e descobrir que é possível aprender a ver sem olhar.

Mais de 6 mil espectadores já desfrutaram deste filme que foi exibido em diferentes províncias do país, Cuba, Espanha, Chile e Equador. Recorreu 52 festivais internacionais onde foi distinguido com quatro prêmios.

«Ao fim, o mar» conta um drama romântico no meio do conflito dos balseiros cubanos, protagonizada por Joel Núñez (Tony Moitom), Audry Gutiérrez Alea (Mariana Codina), Enrique Pinti (Tito Giannoni), entre outros.

Na terça-feira (2) às 10h30min será realizada uma função especial para a imprensa no Teatro Municipal. Estará presente o diretor do filme, Jorge Dyszel, e serão projetados fragmentos do filme.