O Observatório de Cooperação Descentralizada União Européia-América Latina (OCD) convoca a responsáveis técnicos e políticos de relações internacionais e cooperação latino-americanos e europeus, para participarem da 4ª edição do curso Especialista em cooperação descentralizada UE-AL.

O curso será realizado entre os dias 6 de outubro e 23 de dezembro de 2008 e o prazo de inscrição é até o dia 15 de setembro.

O curso, coordenado pela Câmara de Deputados de Barcelona em consórcio com a Prefeitura Municipal de Montevidéu -Uruguai, abordará paralelamente as temáticas, relações internacionais e cooperação, vinculando-as estreitamente ao desenvolvimento e à governabilidade local nos âmbitos latino-americano e europeu.

Este curso de formação está dirigido preferentemente a responsáveis técnicos e políticos de relações internacionais e cooperação ao desenvolvimento de administrações públicas locais e regionais, que tenham um certo grau de experiência. Igualmente, se incentiva a participação de perfis que, desde outros níveis, orientam e administram programas de cooperação.

No total, são oferecidos 50 lugares, cujo processo de seleção será feito levando em consideração o ajuste ao perfil do público objetivo e tentando garantir uma composição equilibrada do grupo, com a participação de assistentes procedentes de distintos países latino-americanos e europeus.

Os objetivos do curso são os seguintes:
– Desenhar uma estratégia de cooperação internacional acorde com o projeto local
– Construir uma definição de cooperação descentralizada
– Identificar os desafios da cooperação descentralizada UE-AL
– Caracterizar os distintos tipos de relações possíveis
– Adquirir noções de gestão de iniciativas de cooperação descentralizada
– Interiorizar a cultura de parceria e a conciliação
– Ter acesso a fontes de informação e financiamento
– Conhecer as regras da cooperação: apropriação, sustentabilidade, etc.
– Compartilhar experiências de cooperação UE-AL
– Revisar e valorizar estas experiências à luz de uma análise conceitual