Desde o dia 28 de julho, a cidade de La Plata, Argentina, pôs em andamento o Plano de Classificação Diferencial de Resíduos na Origem que implementará no Casco Urbano da Capital bonaerense. Esta iniciativa aponta a reduzir a quantidade de detritos desde a origem, evitando sua produção ou recuperando os materiais aproveitáveis.
O plano conta com o apoio do Organismo Provincial para o Desenvolvimento Sustentável da Província de Buenos Aires que considera à iniciativa como um valioso exemplo que poderá ser implementado em outros municípios.
O Prefeito Pablo Bruera disse que «mais de 150 mil platenses começarão a separar o lixo inorgânico (sacola cor verde) do orgânico (sacolas de outra cor) dessa maneira faremos uma importante contribuição no cuidado do nosso meio ambiente». Nesse sentido, o Prefeito continuou: «Aproximadamente 700 toneladas de resíduos chega diariamente à planta do CEAMSE, nossa idéia é que se possa recuperar entre 70 e 90 toneladas para reciclar».
Com o objetivo de lograr a adesão a esse Plano, nas últimas semanas o Prefeito dialogou sobre esta temática com estudantes de diversos colégios da cidade, e realizou reuniões com distintos setores de empresários, comerciantes, representantes de instituições culturais, organizações ambientais e entidades universitárias. Em todos os âmbitos conseguiu o apoio a essa política.
Com este Plano, os habitantes da cidade de La Plata separarão os resíduos inorgânicos em sacolas verdes, as quais colocarão na rua antes das 8 da manhã.
Os seguintes materiais: garrafas de vidro e plástico, latas, metais, recipientes de lácteos, tetra pak, papéis, cartões e bolsas de polietileno serão reciclados, chegando assim menos lixo contaminante nos aterros sanitários.
O Programa já está em pleno processo de implementação em cada uma das dependências públicas municipais e nas localidades de Melchor Romero, Abasto, Tolosa, Olmos e Etcheverry.
Nesse âmbito, o Município acordou com a União de Catadores Platenses desenvolver um programa de assistência e informação para o tratamento do lixo inorgânico, pelo qual esse setor também trabalhará no Plano de Separação de Resíduos na Origem.
O plano também conta com o apoio do Organismo Provincial para o Desenvolvimento Sustentável da Província de Buenos Aires (OPDS), a titular deste organismo, Ana Corbi, disse que «está iniciativa em La Plata é muito importante, já que com a separação na origem de resíduos se aponta a reduzir a quantidade de detritos desde a origem, evitando sua produção ou recuperando os materiais aproveitáveis, além de se somar ao trabalho que está realizando o Governo provincial com o Programa «Geração 3R» (Reduz, Recicla, Reutiliza), que já está funcionando em outros municípios da província com a colocação de containers para que os vizinhos possam assim reduzir e reciclar os resíduos que geram».
Corbi acrescentou que «para a Província seria muito importante que os demais Municípios se juntassem a este tipo de iniciativa, já que desta maneira chegariam menos resíduos nos aterros sanitários» e ressaltou também «a importância do acordo entre o município e a União de Catadores Platenses para desenvolver um programa de assistência e informação para o tratamento do lixo inorgânico».