No mês de junho deste ano a cidade argentina de Rosário foi premiada pelo Senado Nacional pelo seu projeto de promoção do Software livre. O programa promove o acesso à informação pública e aposta na diminuição da brecha digital.
De um total de 28 municípios que se apresentaram para participar do prêmio foram selecionadas, junto a Rosário, como cidades modelos na gestão de inovação a cidades de Catamarca, Necochea, Marcos Juárez e Pasco.
O programa Munix-Software Livre começou a ser desenvolvido na municipalidade de Rosário em 2004, através da Direção Geral de Informática, dependente da Secretaria Geral, com o objetivo central de promover como padrão o uso do software livre no Município.
Esta iniciativa local tenta diminuir a brecha digital ao garantir que qualquer cidadão, sem necessidade de contar com um software de base específico, possa ter acesso aos serviços do governo eletrônico da Municipalidade sem custo de licença comercial pré-adquirida pelos usuários.
Este projeto contribui também para propiciar a independência tecnológica das grandes corporações internacionais de desenvolvimento de tecnologia, fomenta a pesquisa e a geração de mão-de-obra local em tecnologias da informação, e produz conhecimento em novas tecnologias de software no âmbito da cidade.
O prêmio é outorgado anualmente pela Comissão de Assuntos Administrativos e Municipais do Senado da Nação aos municípios de todo o país que desejem se apresentar em forma livre e aberta com modelos de gestão que cumpram com:
-Critérios de inovação
-Eficiência no uso de recursos
-Melhoramento da capacidade de gestão municipal
-Empoderamento da comunidade local
-Participação das diversas áreas do governo local
-Promoção da participação cidadã