No âmbito da XIII Cúpula de Mercocidades está se realizando na Sala Lumiere da cidade de Canelones o Seminário de Formação do Observatório de Cooperação Descentralizada Local União Européia – América Latina.

Este curso de formação presencial pretende contribuir com elementos para a reflexão sobre a prática da cooperação descentralizada na América Latina e oferecer um espaço onde os participantes possam compartilhar suas experiências de cooperação descentralizada na União Européia-América Latina, construindo e aprendendo sobre a prática.

O curso está direcionado a responsáveis técnicos e políticos de relações internacionais e cooperação ao desenvolvimento de administrações públicas locais.

Seus objetivos são, entre outros: identificar os desafios da cooperação descentralizada UE-AL; caracterizar os distintos tipos de relações possíveis; adquirir noções de gestão de iniciativas de cooperação descentralizada; compartilhar experiências de cooperação UE-AL entre os participantes; revisar e valorizar estas experiências com uma análise conceitual e identificar os efeitos positivos da cooperação descentralizada sobre as instituições locais.

Neste Seminário se contou com a presença de representantes de Argentina, Brasil e Uruguai.

Este é um projeto realizado com fundos da União Européia do programa URBAL (redes de governos locais da América Latina). O Observatório está liderado pela Câmara de Vereadores de Barcelona e pela Prefeitura Municipal de Montevidéu.