Quarenta e oito governos locais do interior do Peru serão os primeiros em administrar nos próximos meses às Instituições Educativas de sua jurisdição.

A administração a receberão após seu êxito ao participar no Plano Piloto da Municipalização da Educação Inicial e Primária, que desde fevereiro do ano 2007 desenvolve o Ministério de Educação em todo o país.

O Chefe do Escritório de Coordenação Regional, Luciano Chang Tarazona, ressaltou que, na coordenação com a secretaria de Descentralização da Presidência do Conselho de Ministros, estas municipalidades foram classificadas entre as que solicitaram assumir esta função e que reúnem as condições mínimas para isso, como modernos equipamentos de cômputo e uma capacidade administrativa, entre outras.

Chang explicou que as municipalidades participantes do Piloto cumpriram com todas as ações que se comprometeram, quer dizer executaram uma campanha de divulgação do Plano; conformando seu Conselho Educativo Municipal (CEM); criando sua Secretaria Técnica e a dotado de local, móveis e equipamento de cômputo.

Assim mesmo, criaram suas comissões de transferência; capacitando a seu pessoal com apoio das autoridades educativas; participaram nas atividades de capacitação organizadas pelo Escritório de Coordenação Regional e, em geral, completaram os requisitos para receber a transferência das Instituições Educativas, disse Chang Tarazona.

O Plano Piloto de Municipalização, que foi iniciado em 15 de fevereiro de 2007, dispõe que as autoridades da Câmara Municipal assumirão as funções administrativas, orçamentais e técnico pedagógicas.

As municipalidades que receberão a transferência são: La Jalca, Asunción, Huaraz, Independencia, Pacucha, Talavera, Cerro Colorado, Paucarpata, Huamanguilla, Ventanilla, Bellavista, Echarati, Kimbiri, Colcabamba, Amarilis, Chinchao, Chincha Alta, Chincha Baja, Santa Rosa de Ocopa, Comas.

Assim como, Florencia de Mora, El Porvenir, La Esperanza, Olmos, Motupe, Miraflores, Santiago de Surco, La Molina, Surquillo, Los Olivos, Pacarán, Imperial, Belén, San Juan Bautista, Inambari, Las Piedras, Torata, Carumas, Paucartambo, Simón Bolívar, Santo Domingo, Chulucanas, Morales, Juan Guerra, San Jacinto, Corrales, Yarinacocha e Nueva Requena.

O Ministério da Educação iniciou o Plano Piloto em 1.883 instituições educativas de nível Inicial e Primário, distribuídas em 56 distritos de todas as regiões do Peru.