LançamentoO Município argentino de Morón, e atual Secretaria Executiva de Mercocidades, inaugurou no dia 22 de abril o portal «Morón Compra», o primeiro espaço web do país destinado a administrar os gastos da municipalidade. Pode se ter acesso ao portal através do link «Portal de Compras» localizado na página web oficial de Morón www.moron.gov.ar.

Morón Compra é uma proposta inédita para o controle dos atos do governo. Trata-se de um portal, dentro da web municipal, através do qual os cidadãos podem conhecer todas as compras que realiza a municipalidade, o nome e os dados dos fornecedores, as quantias e as quantidades que são adquiridas.

Este portal tem como objetivo tornar transparente a administração dos recursos, modernizar os sistemas burocráticos do Estado e otimizar os gastos, além de fomentar a inscrição de novos fornecedores, agilizar os trâmites de compra e oferecer novas ferramentas para o controle do cidadão.

Por outro lado, através deste mesmo portal, os fornecedores municipais poderão cotizar de maneira ágil e simples todas as compras diretas que realize o Município, através do ingresso ao sistema, o qual possibilita revisar os expedientes nos quais lhes interessa participar e enviar a oferta correspondente. A Direção de Compras e Contratações convocará -via e-mail- a todos os fornecedores inscritos em cada área para cotizar as compras menores de $21.111. Antes da implementação desta facilidade, a difusão dos pedidos de cotização se realizava via fax ou telefonicamente para a quantidade de fornecedores que a Direção estimava conveniente. Agora todas as empresas interessadas já podem realizar on-line a pré-inscrição para iniciar o trâmite para fornecedor.

Junto ao prefeito Martín Sabbatella, participaram do ato de lançamento o secretário da Gestão Pública da Chefatura de Ministros da Nação, Juan Manuel Abal Medina; o subsecretário nacional de Tecnologias de Gestão, Nicolás Trotta; o diretor do Escritório Nacional de Contratações, Fernando Días, além do diretor do Programa Comprapyme da Assembléia de Pequenos e Médios Empresários (APYME), Juan Carlos López; Paula Montoya da Rede de Ação Política (RAP); Esteban Wood, presidente da Associação Civil Atuar, e muitos fornecedores locais. Durante a apresentação, Sabbatella e Abal Medina também assinaram um convênio para o desenvolvimento e avaliação do sitio.