Martín SabbatellaO Prefeito de Morón e atual Secretário Executivo de Mercocidades, Martín Sabbatella, foi selecionado pelo grande jurado do Prêmio Konex 2008, na disciplina de Administradores Públicos, como uma das 100 personalidades e entidades mais destacadas da última década entre instituições, comunidades e empresas argentinas (1998-2007).

Sabbatella comparte a distinção com importantes dirigentes da vida política nacional e do Mercosul, como os ex-presidentes Ricardo Lagos (Chile), Fernando Henrique Cardoso (Brasil) e Julio Sanguinetti (Uruguai); a presidenta de Avós da Praça de Maio, Estela de Carlotto; o rabino Sergio Berman; o monsenhor Jorge Casaretto; a ministra da Corte Suprema de Justiça, Carmen Argibai; o governador de Santa Fé, Hermes Binner; e o economista Claudio Lozano, entre outros.

Também, receberão este reconhecimento a Equipe Argentina de Antropologia Forense, o Centro para a Implementação de Políticas Públicas para a Equidade e o Crescimento (CIPPEC), o Instituto para o Diálogo Inter-religioso, a Rede Solidária, o Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), o Instituto Balseiro, e o Museu de Arte Latino-Americano (MALBA), entre outras instituições.
A cada ano, a Fundação Konex premia aos que participaram de um ramo específico dos negócios nacionais na última década. Este ano, premia-se a Instituições – Comunidade – Empresas que ostentem as trajetórias mais destacadas. A sua vez, esta categoria se divide em vinte disciplinas com cinco personalidades ou Instituições distinguidas em cada uma.

O jurado está integrado por Bernardo Kosacoff, Atilio Aníbal Alterini, Gregorio Badeni, Alfredo Leuco, Daniel Muchnik e Daniel Santoro, entre outras personalidades da cultura e da política. Os prêmios serão entregues na quinta-feira (9) de setembro de 2008 às 19 horas, no Salão de Atos da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires.