O concurso premiará a entidades da América Latina e do Caribe que fomentem a vida saudável e melhorem a qualidade de vida de seus habitantes em três categorias: Transporte Sustentável e Meio Ambiente; Espaço Público, Segurança e Cultura Cidadã, e Atividade Física e Recreação. Quem desejar se inscrever terá prazo até o dia 13 de agosto de 2008.
Poderão se postular autoridades locais, instituições públicas, entidades privadas, agrupações civis, assim como organizações das cidades da América Latina e do Caribe que contem com o apoio manifestado do governo local.
A premiação se realizará na cidade do México, em outubro de 2008, durante o Quarto Congresso Internacional de Transporte Sustentável, organizado pelo Centro de Transporte Sustentável do México.
O concurso é uma iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), do Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, do Centro de Transporte Sustentável do Instituto de Recursos Mundiais -EMBARQ -, do Centro de Transporte Sustentável do Brasil, do Centro de Transporte Sustentável do México, da Fundação AVINA e da Fundação Cidade Humana.
Nas edições anteriores do CACS – Santiago do Chile (2002) e Bogotá, Colômbia (2005)- alguns dos projetos ganhadores foram «Quito se move contigo», implementado em Quito, Equador; «Caminhos da Cidade», em Belo Horizonte, Brasil; «Ginásio da cidade», em Recife, Brasil; e «Trans-milênio», em Bogotá, Colômbia.
As cidades ganhadoras melhoraram a qualidade de vida de seus habitantes graças a estes e outros projetos que proporcionam serviços eficientes de transporte público, recuperam espaços para a recreação pública e a atividade física; e reduzem a contaminação ambiental.