A reunião da Comissão de Esportes de Mercocidades concluiu em Caracas (Venezuela) com importantes acordos que terão andamento proximamente em várias cidades de Brasil, Bolívia, Argentina, Uruguai e Venezuela.
No último sábado, 19 de abril, concluiu com importantes acordos a Reunião da Comissão de Esportes de Mercocidades, evento que se realizou durante a II Semana de Caracas, organizado pela agenda política esportiva da Alcaldia Maior, através da Secretaria de Esportes do Distrito Capital.
Delegados de Argentina, Brasil, Bolívia Uruguai e Venezuela, participaram durante três jornadas de intenso trabalho, no Salão Luisa Alvarado do Parque Nações Unidas de El Paraíso, Caracas, numa série de deliberações, nas quais se acordaram atividades que terão começo num prazo breve.
Entre os temas acordados pelos representantes de Belo Horizonte (Brasil); La Paz (Bolívia); Canelones e Montevidéu (Uruguai); Caracas (Venezuela) e Junín, Morón, Pergamino e Santa Fé (Argentina), ficou estabelecida a ratificação e legitimação do trabalho da Comissão de Esportes das Mercocidades, mediante a este tipo de reuniões que têm como meta próxima a intenção de crescer e incluir mais cidades do continente para consolidar a integração através do esporte.
Jimmy López, secretário de Esportes da Alcaldia Maior de Caracas, se sentiu satisfeito pelo êxito das reuniões e espera que os acordos comecem a funcionar em curto prazo para o benefício dos cidadãos das cidades que participaram desta cúpula.
Por outro lado, no caso da cidade de La Paz, a comissão esportiva se unirá às reclamações do povo boliviano, para que não se aprove, por parte da FIFA, o veto a essa e outras cidades, situadas sobre os 2.500 metros acima do nível do mar, para realizar partidos oficiais de futebol.
Os estados venezuelanos de Apure, Guárico e Monagas, manifestaram seu interesse em participar de Mercocidades e particularmente da Comissão de Esportes da Rede.
Também se propôs que durante a próxima Cúpula de Mercocidades, que se realizará em junho deste ano, em Canelones, Uruguai, se realize uma atividade esportivo-atlética em cumprimento com os objetivos de trabalho.
Assim como se acordou o aprofundamento dos acordos bilaterais através de intercâmbios técnicos, esportivos ou de qualquer outra expressão em prol do desenvolvimento da atividade física e esportiva dos municípios e das cidades da região.
Foi aprovada a proposta do delegado de Belo Horizonte, Brasil, Renato Pereira, que estabeleceu que em abril de 2009, se realizarão os Primeiros «Jogos da Amizade», nos quais participarão os atletas mais destacados das cidades que formam parte do bloco. Essa competição esportiva se realizará na referida cidade.
Estabeleceu-se a elaboração de um documento que contenha as políticas públicas municipais de esportes que se realizam nas cidades que integram a Rede. Na cidade de Morón, Argentina, se festejará no próximo ano, o I Seminário Internacional de Políticas Públicas de Esportes Municipais, e justamente parte desse texto será o que se aplicará nas cidades pertencentes a Mercocidades.
Por último, a delegada de La Paz, Janneth Ferrufino, propôs que a Reunião da Comissão de Trabalho da Cultura de Esporte, pautada para julho de 2009, seja na capital administrativa e política da Bolívia.
Halty, agradeceu, em nome dos visitantes internacionais, ao Prefeito do Distrito Metropolitano de Caracas, Dr. Juan Barreto Cipriani, pela hospitalidade e generosidade oferecida por parte dos funcionários da Secretaria de Esportes.
Baseado no artigo de Nelson Enrique Contreras