Numerosos representantes dos governos locais e expertos da região ibero-americana se reuniram no seminário: «Políticas Urbanas e Desenvolvimento Cultural: a Planificação como estratégia», celebrado de 1 a 3 de abril na cidade de Quito, Equador.
Com a finalidade de explorar a relação entre a planificação estratégica urbana e as políticas locais para a cultura, os participantes do seminário acordaram uma série de dez pontos conclusivos do seminário, que põem ênfases na importância do componente desenvolvimento cultural para que as iniciativas de desenvolvimento local sejam sustentáveis.
Também reconheceram a necessidade de contar com marcos internacionais de referência consolidados, como a Convenção para a Proteção da Diversidade da UNESCO, a Agenda 21 da Cultura ou a Carta Cultural Ibero-Americana. Estes marcos internacionais representam um fator essencial para fortalecer os processos de planificação em prol do desenvolvimento cultural territorial. Assim mesmo, os participantes também insistiram na importância de promover processos de planificação cultural em escala nacional, regional, interlocal e local que sejam complementares.
Este seminário foi organizado pela Comissão de Cultura de Cidades e Governos Locais Unidos CGLU (portal), em colaboração com a rede Interlocal de cidades ibero-americanas para a cultura e a Prefeitura Metropolitana de Quito, com o patrocínio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).