Reuniram-se em El Salvador os ministros e responsáveis da juventude de Ibero-América, no passado 3 de abril, para trocarem experiências e idéias sobre as políticas públicas que se executam a favor dos jovens da região.
O objetivo central da «Reunião Ibero-Americana de Ministros e Responsáveis da Juventude» foi alcançar bases concretas dirigidas a melhorar a situação juvenil dos 22 países que conformam à região ibero-americana, que se plasmaram na declaração final.
A reunião dos funcionários foi presidida pelo secretário da Juventude de El Salvador, Carlos Alemán, e pelo secretário da Organização da Juventude Ibero-Americana, Eugenio Muñoz. A Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) esteve representada por sua Secretária Adjunta, Maria Elisa Berenguer.
Neste âmbito, se discutiram as melhores ações para potencializar e fortalecer as atuações de cooperação entre os estados, os organismos internacionais e as organizações da sociedade civil, para criarem novas políticas de juventude na região ibero-americana, como base do desenvolvimento dos direitos de cidadania dos jovens.
Por outro lado, nesta reunião se considerou a necessidade de fomentar a aproximação entre os atores implicados na garantia do exercício efetivo dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais da juventude, com o protagonismo dos próprios jovens.
Assim mesmo, se tentará fortalecer e consolidar as políticas públicas de juventude nos países da região ibero-americana, a fim de desenvolver ações concretas a favor deste setor populacional.
Após a Reunião Ibero-Americana de Ministros e Responsáveis da Juventude se pretende enriquecer a metodologia na elaboração dos projetos destinados a jovens. Ademais de criar consciência na juventude, tanto em sua individualidade como em seu coletivo, de se envolver integramente em seu próprio desenvolvimento, e de suas famílias e, principalmente, o de suas respectivas sociedades.