Com a pergunta: Que tu podes fazer para converter em realidade a cidade dos teus sonhos? O Banco Mundial, a Aliança das Cidades e o Governo da Noruega lançam o concurso internacional sobre a questão urbana no mundo.

O concurso de ensaios está aberto a todos os jovens, de 18 a 25 anos (nascidos entre 1983 – 1990). Os que desejarem participar terão prazo até o dia 23 de março para apresentarem seus trabalhos.

O ensaio deverá responder às seguintes perguntas:
-Quais são as principais oportunidades e os maiores desafios para seus habitantes?
-O que se deve fazer para transformar tua cidade na cidade dos teus sonhos?
-Qual seria tua função na tarefa de fazer realidade a cidade dos teus sonhos, junto com teus pares?

Os ensaios deverão ser escritos e apresentados por um só autor, o primeiro lugar receberá US$ 5.000 (cinco mil dólares) e as menções especiais receberão US$ 1.000 (mil dólares).

No dia 30 de abril de 2008 se difundirão os nomes dos finalistas e nos dias 9 e 10 de junho os finalistas apresentarão seus ensaios na conferência de ABCDE (Annual Bank conference on Development Economics), na cidade do Cabo, África do Sul.

No dia 11 de junho se realizará a entrega dos prêmios, o Banco Mundial cubrirá o custo da viagem e a estadia dos finalistas.

Em 2007, por primeira vez na história da humanidade, a maior parte da população mundial, e em particular a dos países em desenvolvimento, está vivendo nas zonas urbanas. A vida na cidade freqüentemente está associada com a existência de mais oportunidades, de melhor acesso ao emprego, à educação, à saúde e a outros serviços. Mas também em muitas cidades uma grande parte da população vive em bairros de casebres, sem serviços essenciais como abastecimento de água, esgoto e energia elétrica, assim como ameaçados por perigos ambientais, violência e exclusão social.

À medida que mais pessoas se trasladam do campo para as cidades, a população destas aumenta, resultando ainda mais necessário achar uma solução a problemas tais como a pobreza urbana e os problemas ambientais e de infra-estrutura urbana (habitacionais, ruas, abastecimento de água, energia elétrica, etc.).

O concurso de ensaios, que está na sua quarta convocatória, é organizado pelo Banco Mundial em colaboração com várias instituições acadêmicas e da sociedade civil que formam o comitê de direção.

A função do comitê de direção e do comitê assessor é determinar o tema e formato do concurso, assim como assegurar um processo de seleção de ganhadores justo e transparente.

Os membros do comitê de direção são:

Dr. Donald Lien
Universidade de Texas em San Antonio, Estados Unidos

Prof. Heba Nassar
Universidade do Cairo, Egito

Prof. Joyashree Roy
Universidade de Jadavpur, Índia

Dr. Héctor Castillo Berthier
Universidade Nacional Autônoma do México

Dr. Olumide Ajayi
Africa Leadership Forum

Michelle Gallant
AIESEC Internacional

Claudio Piras
AEGEE

Maya Yaul Egozi
Glocal Forum

Adaku Uche
Junior Achievement Worldwid

Silvia Uranga
Conciencia Association, Argentina

Jean-Christophe Bas
Banco Mundial

Chii Akporji
Aliança das Cidades

A tarefa do Comitê Assessor é assegurar que tematicamente o conteúdo dos ensaios está correto. Este comitê está composto pelo Governo da Noruega; pela Universidade Noruega da Ciência e da Tecnologia; pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), e pela Organização das Cidades e Governos Locais Unidos.