No dia 14 de março, o SECS Vila Maria, localizado na cidade brasileira de São Paulo, será sede do Seminário Transparência e Participação que reunirá a mais de 60 organizações da sociedade civil.
A atividade tem como objetivo principal a formação de duas redes de organizações para exercer o controle social e monitorar o poder legislativo municipal de São Paulo. O encontro se realizará das 9 às 18h e continuará, num evento similar, no próximo dia 18 de março no Rio de Janeiro.
Participarão do Seminário organizações do Rio de Janeiro ou de São Paulo, que atuam nas áreas da juventude, da infância, da adolescência, da educação, da arte, da cultura, dos direitos humanos, da diversidade étnica e da cultural.
As instituições participantes formarão uma rede para monitorar a Câmara na área da juventude, da infância, da adolescência, da educação, da arte e da cultura, e outra rede para acompanhar o trabalho dos vereadores em relação aos temas da diversidade e dos direitos humanos.
O evento conta com a participação de cinco expositores que representam ao: Instituto Ágora, Gife, Avisa Lá, Ceert e Movimento Nossa São Paulo.
O seminário também é apoiado pela Ashoka, pelo Sistema Fecomércio-RJ, pela Fundação AVINA e pelo Rio Como Vamos.
A programação também inclui o lançamento dos indicadores da produção legislativa da Câmara e da construção de um modelo de gestão das redes, com estabelecimento de metas e novos indicadores do legislativo.