Portada da publicação A fins deste ano, por primeira vez na história, a metade da população mundial morará em centros urbanos. Segundo um estudo realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a maior parte do crescimento se produzirá em cidades com menos de meio milhão de habitantes.

As descobertas do relatório mostram que as áreas urbanas deverão se preparar para absorver grandes quantidades de população para as próximas quatro décadas. Declarações Oficiais da Organização das Nações Unidas afirmam que o crescimento das cidades não será causado unicamente por migrações desde áreas rurais, senão que também pela transformação de muitas localidades rurais em centros urbanos.

Ironicamente, melhorias nas áreas rurais podem conduzir a declinações na população, já que, usualmente o desenvolvimento rural é sinal de uma melhor produção agrícola. Esta situação implica menor quantidade de pessoas produzindo devido a que a produtividade se mede segundo as bases de quanto trabalho humano se põe na mesma.

O relatório se baseia em continuas reduções nas taxas de nascimento. Se as taxas de fertilidade se mantêm na situação atual, a população mundial alcançará aos oito bilhões para o ano 2050.