No último dia 21 de fevereiro, o famoso Teatro Colón da cidade de Buenos Aires (Argentina) foi sede do encontro da Presidenta do Instituto Nacional Contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (INADI), Maria Lubertino, e do Prefeito de Mar del Plata, Gustavo Pulti, que apresentaram o Projeto de Acessibilidade no transporte e espaço público para pessoas com deficiências.
O Prefeito de Rosário, Roberto Miguel Lifschitz e o Prefeito de Córdoba, Daniel Oscar Giacomino, assinaram uma ata acordo para iniciar a Campanha Nacional de Divulgação sobre a Discriminação em Geral e a Pessoas Deficientes em Particular. Autoridades do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e organizações da sociedade civil também participaram do ato.
Neste evento foi apresentado o Estudo financiado pelo PNUD e realizado por especialistas do INADI nas cidades de Buenos Aires, Mar del Plata, Córdoba e Rosário. O qual consistiu na elaboração de um levamento onde se avaliou a acessibilidade para os deficientes: no transporte, no espaço público (parques e praças), nos edifícios públicos educativos e nos edifícios públicos para o atendimento da saúde.
Os prefeitos das quatro cidades que foram objeto de análise assinaram uma ata acordo pela qual assumem o compromisso para «o fortalecimento da gestão na problemática da acessibilidade» para que, como enuncia a Convenção para os Direitos das Pessoas com Deficiências (adotada pelas Nações Unidas em 2006): «todas as pessoas com todos os tipos de deficiências gozem de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais».
A Campanha Nacional de Divulgação e Conscientização sobre Discriminação em geral e a pessoas deficientes em particular começou no dia posterior ao acordo com a apresentação de uma campanha televisiva e gráfica relacionada com a problemática, promovendo também a linha telefônica gratuita do INADI -0800 999 2345- para que se possa denunciar qualquer fato discriminatório.