SIGA SaúdeAo longo de 2008, será implantado na rede municipal de saúde de Diadema (Brasil) um sistema de gestão de informações chamado SIGA Saúde, que disponibilizará o histórico dos pacientes em todos os equipamentos da área.

Com o SIGA Saúde, os dados ficarão centralizados em uma base e poderão ser acessados rapidamente em qualquer equipamento da área de saúde.
Para isso será preciso apenas o nome e número do documento do paciente.

Hoje, 90% da população diademense é atendida pela rede municipal de saúde.

Quando o SIGA Saúde estiver implantado, cada usuário receberá o Cartão Diadema Saúde Total com código de barras que o identificará. Uma das vantagens é que o paciente não precisará mais levar seus exames antigos para a consulta. «Pela tela do computador será possível ver, entre outras coisas, resultados de exames, fornecimento de receitas médicas e, em alguns casos, até mesmo um Raio X», explica Maria Claúdia Vilela, da equipe de coordenação da Atenção Básica do município.

O banco de dados terá ainda o cadastro dos estabelecimentos de saúde, o que inclui profissionais, medicamentos, equipamentos etc.

O Siga Saúde não só vai melhorar o atendimento em Diadema como evitará eventuais fraudes, já que os estoques serão controlados. Além disso, o paciente não precisará mais levar seus exames antigos para a consulta, haverá redução de gastos e garantirá que um maior número de pessoas tenha acesso aos serviços do setor.

O investimento na infra-estrutura e operacionalização do sistema será de R$1,5 milhão.