O chefe de Governo de Buenos Aires -Argentina-, Mauricio Macri, e a prefeita da Cidade de Assunção -Paraguai-, Maria Evangelista Troche de Gallegos, assinaram um protocolo geral de colaboração no âmbito cultural e turístico, através do qual desenvolverão diferentes ações tendentes a aprofundar a relação entre as duas metrópoles.

O acordo estabelece «aproximar aos cidadãos de ambas comunidades nas manifestações culturais que em cada momento se realizem por qualquer das duas administrações, buscando o acesso à informação cultural, especialmente através das tecnologias da informação e da comunicação».

Os governos promoverão um «espaço de encontro» através da organização de «todo tipo de expressões culturais e artísticas, com especial atenção aos novos valores e jovens criadores». Assim mesmo, potencializarão o «intercâmbio de projetos que resultem no enriquecimento cultural mútuo».

O protocolo geral de colaboração, também, ressalta que ambas cidades «darão prioridade à promoção turística, em particular nas áreas que sejam culturalmente representativas». Nesse sentido, incentivarão a difusão de atrativos de cada destino no outro, com fim de «intensificar os fluxos turísticos entre as cidades do Cone Sul através de materiais gráficos e da presença institucional».

Nos considerandos se recordam os «laços de amizade e cooperação» entre a Cidade de Buenos Aires e Assunção, pelos quais ambos mandatários são «conscientes da conveniência de potencializar o intercâmbio daqueles aspectos culturais e turísticos próprios que impulsionem o conhecimento recíproco».