O Governo Municipal de La Paz, Bolívia, lançará nos próximos meses a convocatória para a segunda versão do Programa «Meu Primeiro Emprego», que oferecerá oportunidade laboral a 200 jovens egressados ou titulados que perceberão um salário entre 800 e mil bolivianos.
A Direção Municipal de Direitos Cidadãos julgou conveniente repetir este Programa depois de uma avaliação dos resultados alcançados na sua primeira versão. A iniciativa está destinada a oferecer a primeira oportunidade laboral a jovens profissionais e egressados de diferentes áreas técnicas e universitárias.
Rolando Mendoza, Chefe de Desenvolvimento Humano, ressaltou que o objetivo principal deste projeto é gerar dinâmicas trabalhistas. «No tema do emprego existe uma dupla injustiça com os jovens, porque para entrarem no mercado do trabalho um dos requisitos é a experiência, mas não se lhes oferece esse acesso», enfatizou o vereador.
Desta maneira, o Governo Municipal permite essa oportunidade trabalhista remunerada para os jovens, a fim de lograr um compromisso social destes com seu município. Os selecionados no programa da gestão anterior, foram os melhores no nível acadêmico, pois contavam com notas superiores a 70 pontos de promédio.
«Apresentaram-se 2.900 candidatos, dos quais 1.400 cumpriam com os requisitos exigidos como idade máxima de 29 anos, fotocópia da cédula de identidade, certificado de egresso ou Título em Provisão Nacional, se assim correspondia. Destas 300 pessoas foram pré-selecionadas 220, das quais foram entrevistadas, e 150 contratadas com uma remuneração de 800 bolivianos», disse Mendoza.
Das pessoas contratadas, 10 renunciaram e 140 trabalharam a requerimento de distintas unidades organizacionais, como Contadoria, Secretarias e Sub-prefeituras, de acordo a sua profissão. O processo contou com um período de indução sobre normativas municipais, responsabilidade administrativa e outras. Num segundo período do trabalho, 60 pessoas com o melhor desempenho foram recontratadas e atualmente 30 trabalham de maneira permanente na folha de pagamento ou por contrato.
Meu Primeiro Emprego 2008
Mendoza disse que para esta nova gestão as características são similares à anterior, está prevista a realização da convocatória para a sua segunda versão em fevereiro, para que depois das correspondentes gestões de revisão e classificação, os jovens comecem a trabalhar a partir de março.
Existem duas novidades para a gestão 2008, a primeira é que se realizará a convocatória para a incursão de 200 jovens egressados ou titulados no nível técnico, superior ou universitário ao trabalho municipal e a segunda é que o salário mensal pelo primeiro trimestre será de 800 bolivianos, e os recontratados depois da respectiva avaliação, perceberão um salário mensal de 1.000 bolivianos.