No âmbito da convocação à Ação Global promovido pelo Foro Social Mundial, se realizará na Câmara Municipal de Córdoba, Espanha, o Foro Temático de Autoridades Locais sobre Defesa e Promoção dos Serviços Públicos. A atividade se realizará nos dias 24 e 25 de janeiro.
Os objetivos deste foro temático sobre defesa e promoção dos serviços públicos são os seguintes:
– Estabelecer um debate entre as autoridades locais e representantes dos movimentos sociais no âmbito das políticas públicas de prestação de serviços públicos, que requerem atuações positivas que enfrentem às lógicas, meramente econômicas, do mercado, com o fim de contribuir para a consecução de um verdadeiro desenvolvimento humano sustentável.
-Estimular o pensamento crítico e o debate público no âmbito da pobreza, das desigualdades e da exclusão social, assim como a geração de propostas e ações mais efetivas das organizações da sociedade civil e dos governos locais, para concretizar o exercício pleno dos direitos humanos nas cidades.
A Câmara Municipal de Córdoba convida para compartilhar as diferentes experiências no exercício político da gestão dos serviços públicos com as distintas autoridades locais do mundo e com a cidadania em defesa e promoção de políticas públicas. A intenção é gerar cidades que ofereçam condições de vida digna a todos seus habitantes.
A atividade é realizada pelo Grupo Promotor Rede FAL (Foro de Autoridades Locais para a Inclusão Social) e conta com o apoio do Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI).
O FAL tem como objetivo principal reunir governos locais de todo o mundo para realizar propostas de promoção da democracia participativa, da paz, da cultura, dos direitos humanos e da inclusão social através da cooperação descentralizada, e no âmbito do Foro Social Mundial.
Em janeiro de 2001, se realizou em Porto Alegre o I Foro Social Mundial, que reuniu militantes, intelectuais e movimentos de todo o mundo com a finalidade de discutir alternativas ao pensamento único e a globalização neoliberal. Paralelamente, se realizou o I Foro das Autoridades Locais pela Inclusão Social. O evento reuniu aproximadamente a 180 prefeitos e representantes de cidades da Europa, da América Latina e da África com o objetivo de debater as dificuldades da administração pública municipal num cenário de crescentes desigualdades e exclusão social.
O encontro das autoridades locais pressupõe, fundamentalmente, que as cidades se tornaram importantes agentes no processo da globalização.