O governador da província argentina de Santa Fé, Hermes Binner, lançou no passado 18 de dezembro, na cidade de Rosário, o programa de recuperação de Escolas Santafesinas. O plano demandará mais de 30 milhões de pesos que serão utilizados na recuperação de edificações de uns 3.100 edifícios escolares onde funcionam mais de 4.500 escolas provinciais.

Binner convocou à comunidade para «recuperar as escolas santafesinas» ao encabeçar o ato de lançamento na cidade de Rosário do programa de recuperação de escolas e infra-estrutura, o qual incluirá a mais de 600 estabelecimentos educativos da região VI da Educação.

O ato se realizou na Escola Normal Nº 1, cujo estabelecimento o mandatário provincial qualificou como «um colégio emblemático para a cidade porque representa um tempo de nosso país onde se dava importância aos edifícios de acordo a atividade que iam exercer os mesmos».

Acrescentou Binner que «hoje lamentavelmente temos sido testemunhas de uma série de empreendimentos de construções muito precárias que em pouco tempo necessitam de manutenção para seguir funcionando».

Nesse sentido disse o governador, «é nossa intenção voltar a ter edifícios sólidos e confortáveis que permitam desenvolver plenamente a atividade educativa».

Durante uma conferência de imprensa oferecida aos meios da região, o governador com a presença de seus colaboradores, deu detalhes de como será a implementação do programa no norte de Santa Fé, ao que qualificou como «uma ação de valorizar os edifícios escolares para gerar uma melhor situação deste ato tão transcendente que é a formação de nossas crianças, de nossos jovens, de nossos adultos, de todos aqueles que se aproximam do âmbito escolar para incorporar conhecimentos».

O governador detalhou por último que da totalidade das escolas da região «há 100 que não têm necessidades diretas para serem cobertas, mas existem 300 que sim. Cada uma destas têm diversa complexidade na resolução de seus problemas, de maneira que não vai ser uma quantia fixa» para cada unidade, senão que o outorgado vai ter uma correlação com a importância do trabalho que realizem.

O governador esteve acompanhado pela Ministra da Educação, Lic. Elida Rasino; pelo prefeito de Rosário, Eng. Miguel Lifschitz; pelo senador departamental Juan Carlos Zabalza; pelo diretor provincial de Infra-estrutura Escolar, Arq. Alejandro De Stéfano, e pela diretora da Região VI, Marta Diaz, entre outras autoridades presentes.

De acordo ao levamento realizado pelas autoridades, 70 por cento dos estabelecimentos educativos da província necessitam reformas e reparações nas construções para o que se dispôs de um investimento de 30 milhões de pesos.