ReuniãoA XXXII Reunião do Conselho de Mercocidades, celebrada no passado 17 de dezembro na cidade de Montevidéu, contou com a participação de representantes de cidades de Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela.

A abertura do encontro esteve a cargo do Prefeito Municipal de Montevidéu, Ricardo Ehrlich, que expressou sua calorosa boas-vindas e cumprimentou as autoridades eleitas e reeleitas de Buenos Aires, La Matanza, Morón, Quilmes e Tandil. Também destacou a grande importância e as novas responsabilidades que significa o novo espaço institucional do FCCR, cujo Comitê dos Municípios (COMUM) é coordenado pela Secretaria Executiva de Mercocidades.

Durante o encontro se discutiu a atual situação institucional da Rede, se referindo à suspensão da XIII Cúpula de Mercocidades pautada para o passado mês de novembro em Assunção, Paraguai. Situação que conduziu à impossibilidade de renovar as autoridades da Rede, as coordenações de suas unidades temáticas, assim como o ingresso de novas cidades.

A Prefeita de Assunção, Evhany Troche de Gallegos, esclareceu que a suspensão da Cúpula obedeceu a problemas políticos internos e expressou seu interesse de organizar a Cúpula no mês de março de 2008. Pelo qual, o Conselho resolveu estender o mandato da Secretaria Executiva até o mês de março, momento em que Assunção assumirá a nova secretaria.

Também foram apresentados relatórios e propostas no âmbito da II Reunião do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR). A informação refletiu as diversas atividades realizadas pelas Coordenações do FCCR entre as quais se destacam as realizadas em Assunção, Tandil e Caracas, assim como a contribuição do COMUM na elaboração e aprovação final do regulamento do Foro, que confere a coordenação deste Comitê por parte da Secretaria Executiva de Mercocidades.

Durante o encontro surgiu o debate sobre a participação nas Cúpulas de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados, manifestando a necessidade de ocupar os espaços institucionais que como representantes do FCCR correspondem. Mencionaram-se como positivas as participações alcançadas no Rio de Janeiro e em Assunção, tanto na qualidade de representantes do Foro como de Mercocidades.

Durante a Reunião foram realizadas diversas apresentações. Numa primeira instância se apresentou o livro da cidade de Morón (atual SE) em referência à XII Cúpula de Mercocidades, a publicação foi realizada no âmbito do Plano de Comunicação da Rede. Também por parte de Morón, se apresentou à revista Diálogo, revista anual que divulga a relevância das atividades desenvolvidas desde as Secretarias Executivas da Rede.

Divulgou-se a animação de Mercocidades, «Mercosul, Cidade Aberta», dirigida às crianças da região com a finalidade de introduzi-las no processo de integração através dos valores de solidariedade, de respeito da diversidade e da construção de um Mercosul dirigido ao bem-estar de seus cidadãos. A animação será divulgada em diversos centros educativos da região com a ambição de inseri-la no circuito da educação formal das cidades da Rede.

A cidade de Santo André, na qualidade de coordenadora da Unidade Temática de Educação de Mercocidades, apresentou uma revista educativa que divulga diversas iniciativas educacionais aplicadas em cidades de toda a região mercosulenha.

A cidade de Jacareí, como subcoordenadora da Unidade Temática de Desenvolvimento Social da Rede, apresentou dois projetos com a intenção de obter fundos para sua realização a partir do Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM), este é um dos componentes inovadores do projeto. Entre os municípios interessados em participar se encontram os de São Paulo, Jacareí, Araraquara, Santo André, Campo Grande, Vitória, Diadema e Rio de Janeiro do Brasil, La Matanza, Morón e Rosário da Argentina.