No âmbito do seminário regional «Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: um compromisso regional, nacional e local». Articulação de Políticas para a Agenda Social -11 e 12 de dezembro de 2007- a Prefeitura Municipal de Montevidéu apresentará hoje seu Plano de Ação para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

O evento, que é organizado pelo Conselho Nacional de Coordenação de Políticas Sociais, pela Prefeitura Municipal de Montevidéu e pela Secretaria Permanente do MERCOSUL Social, está sendo realizado na Sala de Cerimônias «Ernesto de los Campos» da Prefeitura Municipal de Montevidéu.

O seminário procura sinalizar os benefícios que a articulação transversal das políticas sociais em todos os níveis do governo tem para melhorar a qualidade de vida das pessoas e, portanto cumprir com os objetivos sociais dos programas e metas propostos nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Na inauguração do mesmo fizeram uso da palavra o Prefeito Municipal de Montevidéu Ricardo Ehrlich, o Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante Residente do PNUD no Uruguai Pablo Mandeville, a Ministra de Desenvolvimento Social / Representante do Gabinete Social Ministra Marina Arismendi e o Vice-presidente da República Oriental do Uruguai, Presidente da Câmara dos Senadores Dr. Rodolfo Nin Novoa.

Com a presença de 21 subsecretários ministeriais, diretores e autoridades nacionais e 9 convidados estrangeiros de Barcelona, Santiago do Chile, Morón, Buenos Aires, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e Canelones serão realizadas diversas oficinas e exposições sobre os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e as metas nacionais assumidas pelo país.

A Declaração do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), adotados pelos Estados Membros das Nações Unidas no ano de 2000 tem se constituído numa agenda mundial, num âmbito comum referente às estratégias de desenvolvimento. Este acordo para o desenvolvimento, de caráter integral, coloca a equidade no centro da atenção mundial.

Os ODM estabeleceram oito objetivos, dos quais sete correspondem a compromissos que deverão ser cumpridos pelos paises em desenvolvimento e o objetivo restante compreende uma série de compromissos a serem assumidos pelos paises desenvolvidos para apoiar os esforços dos paises subdesenvolvidos e alguns elementos para iniciar a correção das assimetrias internacionais em favor destes últimos.

Para cada um dos objetivos foram estabelecidas metas quantificáveis e indicadores para sua medição, estabelecendo-se o nível que deveriam alcançar no ano de 2015. O ponto de referência se encontra em 1990. Os Objetivos com as metas e indicadores específicos são uma base mínima básica de desenvolvimento desejável por todos os paises.