Na terça-feira 18 de dezembro, no âmbito das atividades de encerramento do Acampamento Mercocidades: Cidadãos Jovens da Integração, foi descoberto na Praça das Cidades, localizada atrás da Sede do MERCOSUL, o mural realizado pelos meninos do acampamento durante suas oficinas.
O mural está composto de diversas peças criadas pelos meninos que se somaram a uma estrutura previamente construída.
O acampamento temático foi realizado na localidade de Punta Espinillo, entre os dias 14 e 18 de dezembro, e contou com a participação de mais de 60 meninos de algumas cidades da Argentina, do Brasil e do Uruguai.
Nos dias 14, 15 e 17 foram realizadas diversas oficinas que ao funcionarem de forma simultânea permitiram a integração e colaboração dos meninos participantes. As atividades foram monitoradas por pessoas especializadas em diversas disciplinas.
O Acampamento foi tomado como uma instância de difusão dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, vinculando-os com as cidades da região organizadas como Mercocidades.
Na sexta-feira 14 o tema tratado foi à diversidade, já no sábado seguinte foi à erradicação da pobreza o foco de atenção; e o desenvolvimento sustentável e a globalização foram tema de debate do domingo e da segunda-feira seguintes.
Com a finalidade de cultivar e promover a consciência integradora, durante o acampamento foram trabalhados conteúdos tendentes a reforçar em meninos e jovens princípios de respeito e diversidade e a convivência pacífica, incentivando aos jovens da região a vislumbrar os benefícios da integração.