De acordo ao Estudo mundial sobre qualidade de vida, Luxemburgo é considerada a cidade mais segura enquanto que Bagdá a menos. Enquanto a qualidade de vida em geral, Genebra e Zurich são as primeiras no ranking; Bagdá obtém a qualificação mais baixa. Na América Latina San Juan de Puerto Rico e Montevidéu obtêm as melhores pontuações.
De acordo com um estudo sobre qualidade de vida realizado pelo Mercer Human Resource Consulting, Luxemburgo é considerada a cidade mais segura do mundo. A cidade obteve 122.5 pontos, seguida de Helsinki, Berna, Genebra e Zurich, as quais ocuparam o segundo lugar com uma pontuação de 120.
A cidade mais segura na América Latina é San Juan de Puerto Rico na posição 72 com 98 pontos e seguida por Monterrey no México na posição 87 com 92 pontos.
A cidade menos segura do mundo é Bagdá (Iraque), com uma pontuação de 5, devido às constantes revoltas civis e as ameaças de ataque na cidade. Outras cidades com pontuações baixas são Lagos e Puerto Harcourt na Nigéria, Bangui na República Centro Africana e Abidjan na Costa de Marfil, com uma pontuação de 32.5, 32.5, 26.5 e 24 respectivamente. Estes países continuam tendo problemas políticos e um baixo crescimento econômico.
Os critérios para qualificar a segurança pessoal e a proteção estão baseados nas relações com outros países, a estabilidade interna e o crime, incluindo o terrorismo. Também se tomaram em consideração a aplicação das leis, a censura e as limitações à liberdade pessoal.
“As cidades mais seguras estão situadas em países politicamente estáveis, os quais têm boas relações internacionais e um crescimento econômico sustentável”, disse Alberto Mondelli, Diretor da área de serviços de informação global para América Latina no Mercer. «A maioria das cidades com as pontuações mais baixa estão situadas em países com revoltas civis, com um baixo nível de aplicação das leis e com altos índices de criminalidade».
A qualificação das cidades se realizou em comparação com Nova Iorque, a qual se tomou como cidade base e com uma pontuação de 100. A análise é parte de uma pesquisa mundial sobre qualidade de vida, a qual abrange 215 cidades e é realizada anualmente por Mercer com a finalidade de ajudar aos governos e as organizações no manejo dos empregados em nomeações internacionais.
Posições de qualidade de vida em geral
A pesquisa sobre qualidade de vida em geral que realizou Mercer revelou que Genebra e Zurich continuam sendo as cidades com melhor qualificação no mundo, com uma pontuação de 106.5. Outras cidades com qualificações alta são Vancouver e Viena, que compartem o terceiro lugar com 106 pontos.
Na América Latina, San Juan de Puerto Rico conseguiu o lugar 71 com 92 pontos, e Montevidéu o lugar 76 com 87 pontos. As cidades de Buenos Aires na Argentina, Santiago do Chile, São Paulo no Brasil, Cidade do México e Bogotá na Colômbia mantêm suas posições do ano passado, ficando no lugar 78, 81, 107, 127 e 141 com 86, 85, 76, 70.5 e 63 pontos respectivamente. Lima, Peru subiu 4 lugares, ficando na posição 123 e Caracas (lugar 138) na Venezuela caiu 2 posições, Santiago do Chile perde uma posição, ficando no lugar 81 com 63.5 e 85 pontos respectivamente.
Algumas cidades na Europa, Nova Zelândia e Austrália continuam tendo pontuações altas. Tanto Munich como Düsseldorf subiram sua posição, do lugar 10 e 12 respectivamente, ao quinto lugar, o qual compartem com Frankfurt. O fato de que Munich tenha subido de posição se deve a que agora tem melhores sistemas de eliminação de desperdícios e melhor hospedagem para os expatriados, enquanto o transporte e os padrões educativos internacionais de Düsseldorf melhoraram. Berna, Copenhague e Sydney baixaram à posição 8 com uma pontuação de 105.
Nos Estados Unidos, Honolulu e São Francisco ocuparam a posição mais alta (25) com uma pontuação de 102, principalmente devido aos baixos níveis de crimes em comparação com outras cidades dos Estados Unidos: Boston, Nova Iorque, Portland e Washington lhe seguem a estas cidades com os postos 36, 39, 42 e 42 respectivamente (com 100.5, 100, 99 e 99 pontos), enquanto que Houston ocupou a posição mais baixa (68) com 94 pontos.
Bagdá continua sendo a cidade menos atrativa do mundo para os expatriados. Sua baixa qualificação (14.5) se deve à recorrente série de ameaças de ataque contra a gente, as organizações multinacionais e as instituições governamentais na área. Outras cidades com baixas qualificações enquanto a qualidade de vida geral são Khartoum no Sudão (31), Brazzaville no Congo (29.5) e Bangui na República Centro Africana com 29 pontos.
A análise se baseou na avaliação de 39 critérios sobre qualidade de vida para cada cidade, incluindo fatores políticos, sociais, econômicos, ambientais, segurança, saúde individual, educação, transporte e outros serviços públicos.
Notas aos editores: * a pesquisa se realizou principalmente entre setembro e novembro de 2004 e se atualiza regularmente para considerar as circunstâncias variáveis. Em particular, as avaliações serão modificadas em caso de que surjam novas circunstâncias.
A lista de qualificações mundiais se realiza com base na mais recente pesquisa sobre qualidade de vida a nível mundial que realiza Mercer Human Resource Consulting. Os relatórios individuais se fazem para cada cidade pesquisada, mas, por favor, tome em conta que não tem disponível nenhum relatório geral. O custo dos índices comparativos de qualidade de vida entre uma cidade base em relação a outra cidade é de 300 dólares (as comparações entre múltiplas cidades também estão disponíveis).
Para obter mais informação ou para comprar os relatórios que comparam às cidades mais populares visite a página: http://www.mercerhr.com/qualityofliving.