O chefe de Governo da Cidade de Buenos Aires e Secretário Executivo de Mercocidades, Aníbal Ibarra, apresentou em Madri no dia 31 de maio, um projeto de construção de três novas linhas de subterrâneos para a Cidade de Buenos Aires, diante entidades internacionais como bancos, asseguradoras de risco, construtores e fornecedores de materiais e equipes de subterrâneos. Ibarra realizou a apresentação junto ao Diretor do Metrô Madri e Presidente da Associação Internacional de Metrôs, Ildefonso de Matías Jiménez.
O evento contou com a presença de mais de 100 convidados espanhóis e de outros países europeus, entre os que estavam o presidente de Ferrovias da Itália, Giulio Burchi; o diretor de Engenharia Exterior de Transportes Metropolitanos de Barcelona, Ignaci Vilanova Saurat; o diretor de Transporte de Siemens, Juan Carlos Lorenzo; o gerente do Banco de Inversões do Banco Rio Santander, Daniel Patrón Costas; e o vice-presidente do ARN-Amro Bank, José Luis Pastor.
No evento também foi apresentada a empresa do Governo portenho Subterrâneos de Buenos Aires Sociedade do Estado (SBASE), que estuda, desenha e realiza os planos de expansão do subte. Em sua exposição, Ibarra indicou que «o equilíbrio das contas públicas tem gerado uma confiança na Cidade que permite planificar, projetar e gerar inversões. Saímos ao mundo em busca de assessoramento e financiamento que nos permita sustentar novas e mais ativas políticas de desenvolvimento. Nos temos proposto lhe dar ao Estado uma função mais ativa, para que se coloque a frente como motivador da economia e do desenvolvimento social».
Em declarações ao diário Clarín, o Chefe de Governo susteve que «este projeto nos vai a permitir duplicar a rede de subterrâneos de Buenos Aires que hoje têm 42 quilômetros. Ao finalizar as obras, duas terceiras partes da população vai ficar a não mais de quinhentos metros de uma estação de subterrâneo. Será, sem dúvida, a maior inversão pública na história da Cidade».