jineteA economia joinvilense recebeu os impactos positivos da movimentação econômica causada pelo rodeio. Com um público em torno de 30 mil pessoas, o rodeio criou uma oxigenação da economia da cidade. Turistas da Argentina, Uruguai, Mato Grosso do Sul e todo o sul do Brasil foram recebidos.

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaparral com o 30º Rodeio Crioulo Nacional na Fazenda Chaparral (no Ribeirão do Cubatão, em Pirabeiraba) gerou mais do que 500 empregos diretos em equipe de montagem da infraestrutura (luz, água e marcenaria), bem como profissionais na operação de som e da área de segurança

A gente participou de quatro dias de muitas provas de laço, gineteadas, além de música e churrasco típicos dos pampas. As principais atrações artísticas foram bailes com Portal Gaúcho, Ivonir Machado e Novos Garotos.

Primeiro CTG do Litoral Norte catarinense, o Chaparral foi fundado em 1974, por João Francisco Tito Harger. Segundo ele, o CTG já participou de aproximadamente 700 rodeios crioulos no Brasil, Uruguai e Argentina. O maior feito foi a conquista do campeonato brasileiro de laço por equipe, em Avaré (SP), em 1997.

«Além das atividades campeiras, como laçadas e gineteadas, nosso rodeio transforma-se em grande palco da música, da dança e da poesia nativista. A gastronomia, como costela de fogo-de-chão e arroz de carreteiro, são iguarias que também atraem bom público», destaca Harger. Desde então somente cresceu se transformando em rodeio de porte nacional passando a integrar o calendário de eventos da cidade.

Houve também os comerciantes que trouxeram suas lojas para a feria interna que comercializou desde carros, maquinas agrícolas e até outros utilitários campeiros.

Não pode se pode esquecer das provas de laço, gineteadas, prova de ordenha e Futboi que juntas concederam uma premiação em torno de R$ 17 mil reais.

Os participantes da festa passaram até quatro dias acompanhado o rodeio. Mesmo com áreas de camping no CTG Chaparral, ainda houve um bom número de participantes que utilizaram os serviços dos hotéis. Outros reflexos da movimentação foram percebidos nos restaurantes, postos de gasolina, farmácias e demais estabelecimentos necessários para a infraestrutura de eventos deste porte.

Agora mais do que nunca é hora de valorizar a tradição que traz benefícios para a cidade e seus entusiastas.